Ilustração por

Sobre contos e pespontos

Entre um conto e outro, alguns pespontos. Preciso dos pespontos para manter o principal equilibrado e firme. Preciso todo o tempo... Aprendi a pespontar quando a minha mãe me ensinou a fazer flores. Não, não se aprende a pespontar quando se faz flores. Essas apenas me lembram a minha mãe que me ensinou a pespontar os arranjos que a vida nos dá.



domingo, 6 de fevereiro de 2011

MISSivas

fotografia, por SCG

Era noite quando li pela primeira vez tua missiva. Era noite e eu era outra. Como é que alguém pode ir morrendo e vivendo ao longo de poucos dias, poucas noites, em pleno gozo da vida? Como é que alguém pode ler uma carta, fazer silêncio, e, quase que simultaneamente ler outra carta, outro remetente, outro espaço, outros punhos, teclados que bateram forte, rápidos?, não sei se rápidos ou de forma lenta, pensando, sentindo, chorando ou simplesmente, cansados. Só sei que quatro mãos digitaram... e sei que olhos espantados leram. Seriam mesmo "espantados"? Não seria a melhor palavra "enlevados"? Olhos que se elevaram, que saíram do corpo, ganharam espaço... e, naquela noite, eu fui um pouco mais do que me apresento constantemente aos outros.

Mas, em menos de um dia, em menos de uma noite toda, em menos do tempo que eu poderia alcançar, eu morri. Morri, renasci, fui obrigada a descer do enlevo, da sorte do trevo, da sina e me vi outra, um pouco mais menina porque renascida.

Você diz em tua missiva que se viu em outra pessoa, e eu lhe digo, num giro curto da Terra, eu me vi outra pessoa. Hoje, é noite e eu não sou mais aquela que leu tua missiva pela primeira vez.

Missivas podem nos fazer lembrar que podemos deixar de ser a qualquer momento, e, nesse deixar de existir, deixar braços sem abraços. Missivas trazem comunhão ou não. Missivas carregam nossas próprias lembranças... missivas podem nos fazer acreditar.

Era noite, agora também é noite e eu sou outra, eu que queria apenas continuar a ser.

                                              Suzana Guimarães


P.S.: missivas fazem lembrar de "miss", de sentir falta, saudade. Lembra o verbo perder, faltar, falhar, deixar escapar, não notar, não acertar...

20 comentários:

  1. Sabe, Miss Lily, eu ando escrevendo a mão, de pé. E entranho ver cada página totalmente prenchida com a minha caligrafia. Não fazia isso há tempos, mas agora me foi imposto por uma vértebra petulante que cismou de me morder toda vez que fico mais de dez minutos sentado.

    E aqui estou, escrevendo de cócoras, semi-sentado sobre uma pilha de livros, o jeito que encontrei pra fazer as pazes com o teclado e poder deixar-lhe este comentário. Era inadiável, por força do compromisso emocional gerado por seu saboroso e lisonjeiro comentário na minha mais recente postagem. Assim que a vértebra maldita permitir, farei o que tive vontade de fazer ao ler o seu comentário: PULAR NA MINHA CADEIRA. Para retribuir, integralmente, o que você escreveu:

    "Vibrei, ri, pulei na minha cadeira, li em voz alta."

    O resto eu fiz. E minha alma pulou bastante também, mas isso não tem a eloqüência dos pulos físicos.

    É isso. Vou nessa, que já são quase 6 da matina e ainda tenho de tomar um guaraná na veia antes de dormir.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. O conteúdo dessa missiva é de extrema dimensão .
    Amei cada silaba cada linha, cada bordar de frase meus olhos brilhavam acelerados por correr as linhas, cada uma delas com deleite.
    Esse cara-a-cara com esse escrito sem procurar outra direção até entender nos detalhes a importância de cada significativo dela.
    Missivas realmente “podem nos fazer lembrar”
    Monstros que moram no cantinho do sótão nosso, agatanhando os pensamentos, fazendo doer saudades com mordidas calculadas bem onde carecia içar algo mais.
    Diga o que precisar dizer e seja, habite, conviva onde for preciso conviver.
    Deixa escorrer e foi assim que te li e reli.
    Imutáveis...

    Beijo Lily.
    Fernanda

    ResponderExcluir
  3. Lindo, Su!!!!!!!!!!!

    Missiva= míssil= saudade lançada

    E os estragos, heim!
    Bjos e uma semana bem bacana

    ResponderExcluir
  4. Missiva lembra missão, caminho, trajetória a cda linha, parágrafo, mensagem, trazida dentro ou fora de uma garrafa, jogada e trazida pelo mar.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Quanta coisa... num só escrito...

    bjs e bjsssss

    ResponderExcluir
  6. aprendi mais algumas coisas aqui...obrigada, linda!

    beijos em você e ótima semana!

    Bia

    ResponderExcluir
  7. Senti alquimia de palavras,
    de emoções,
    entre poeta e poetisa,
    entre duas pontas de mar,
    entre continentes longínguos,
    unidos por almas raras,
    visitas noturnas fortuitas,
    astutas, gratuitas,
    interessadas no bem,
    no amor, no que há de bom,
    no que florece,
    no que se tece
    com o coração...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Esse momentos de mensagens perdidas na noite, noites que nos envolvem que nos transformam. Adorei o texto. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Lendo profundamente algo de alguém, perdemos um pouco a nossa identidade, e deixamo-nos adentrar aquela parte do outro que nos identifica.

    Beijo, querida.

    ResponderExcluir
  10. Suzana, saudade lançada.
    Sua quimica com as palavra são realmente
    inesperados numa leitura. Demais.
    Abrçs

    ResponderExcluir
  11. Amiga,

    Lindas palavras....palavras escritas, palavras lidas, palavras sentidas...
    Como sempre, todas tuas palavras a atingirem nosso coração!

    Beijinhosssss

    ResponderExcluir
  12. Obrigada a todos!

    Estou aqui para agradecer o carinho de vocês por todo o tempo em que fiquei indo e vindo, feito a louca em cima do muro. Agradeço a paciência, as palavras de estímulo, a silenciosa cumplicidade de muitos...

    Voltei. Não esperarei por Março para publicar aqui, no CONTOS DE LILY. O texto acima não foi mais um dos meus arroubos para depois cair em silêncio.

    Voltei também no O MEDO DE SUZANA. Acabei de publicar lá mais uma carta ("Uma carta para ti, em teu céu")... Pelo visto entrei numa fase aguda de "cartas" e pelo visto também, numa cisma com aquela tinhosa de vestes negras... nenhuma doença, oK? Fase, fase... apenas isso.

    Porém, estou aqui também para dizer que a postagem não entrou no quadro de atualizações e eu aqui deixo a minha pergunta: como é que isso funciona? Como é que quem acompanha O MEDO DE SUZANA ficará sabendo de postagem nova?

    O que me faz raiva, o que me mata de ódio é isso, eu agora ser proprietária de um clube privado. Quando penso nisso... deixa pra lá!

    Terei que vir aqui para avisar? Gente, gente, eu não posso enviar e-mails fazendo isso... também não posso ficar sem vocês lá, senão aquilo fecha.

    Socorro!

    Beijos,

    Suzana/LILY

    ResponderExcluir
  13. Ah!, eu estava aqui pensando... talvez eu tenha que marcar o dia certo de postagem lá no MEDO... mas, escrever é tão bom quanto beijar na boca, transar... e vocês sabem, é bom sem hora marcada, se tiver que agendar...P.M.!

    ResponderExcluir
  14. Das missivas que ficaram guardadas, há a saudade das palavras digitadas, cansadas, corridas ou lentas. Das letras escritas: as viagens, as canções e o mundo paralelo desenhando-se sob os olhos e papeis.

    As cartas, as saudades... miss

    Beijos Su

    ResponderExcluir
  15. esas missivas amiga se entienden claras... belo seu texto com sempre sua escencia en cada palavra... lindo demais

    saludos
    otima semana
    abracos

    ResponderExcluir
  16. Você tem a capacidade de nos colocar dentro dos teus textos e nos fazer pensar...
    As missivas no levam a uma outra dimensão...

    I miss you

    Para min a atualização não se faz necessária, pois frequentemente abro a porta da tua casa para ver se apareces.
    Gosto de surpresas....

    bjo

    ResponderExcluir
  17. Lufe, Lufe,

    Só tu mesmo! O dia hoje foi pesado e eu ainda fiquei neurótica com esta história de não saber como lidar com meu clube privado. Vim aqui várias vezes para encontrar algum consolo.

    Cheguei a pensar em postar nos dois Blogs simultaneamente... mas, pensei e cheguei à conclusão de que não será natural, vai ficar forçado, que nem beijo forçado, péssimo.

    Então, sabendo que você virá, mesmo que nada escreva, já está imenso para mim. Mineiro é assim, num reda pé mermo! Nós nos entendemos, graças a Deus!

    Um abraço apertado para ti and I miss you, I miss you too.

    ResponderExcluir
  18. Beijos a todos!

    Bons sonhos e que amanhã seja melhor... diazinho pesado esse... mas vocês suavizaram bastante, Deus envia presentes e eu sei reconhecê-los. Bendito o dia em que aqui cheguei e eu tola quis sair.

    Li certa vez que "errar uma vez é humano, errar duas é burrice".

    Fui!

    ResponderExcluir
  19. Bom Dia

    É meio estranho vir aqui pra lhe dizer que tem um selo a sua espera no Fluid, mas é só pq realmente penso que ele tenha qualidade e expressão para meu universo particular independente de como vc percebe o Fluidfic’art Ki
    Sinta-se a vontade como a essência de uma brisa
    Abraço afetuoso na intensidade desta Lua Crescente que surgi.
    Ana Diniz.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Suh!

    A vida ás vezes é complicada né?
    O mundo vai girando e nunca sabemos o que nos espera na próxima curva, na próxima volta!
    Mudamos tanto no decorrer da nossa vida, vez por outra o tempo é muito coercitivo, e exige de nós uma postura mais dura, mais radical...
    Mesmo sendo diferentes em alguns devaneios acabamos esbarrando no que éramos, ou no que não queremos ser... há pessoas ou coisas que sempre trarão consigo a lembrança do que passou. Sabemos que só somos o que somos devido aos percalços do caminho, nossa ação e reação.

    Suh, minha querida, minha senhora fênix, a mais delicada lótus... não canso de compará-la, com uma lótus, quando eu penso em tudo que a flor passa para poder nascer, brotar, ela é uma guerreira que mesmo em meio a lama, a sugeira, consegue encontrar um lugar ápto para crescer sem se contaminar.

    A vida as vezes é barra-pesada, mas precisamos ficar atentos, pq mesmo com as diferentes decisões sei que encontramos/encontraremos a felicidade por nossa própria conta e do nosso jeito...

    Quanto a minha mãe, vc está certa, ela tem 43 anos e é um broto, meu padrasto morre de ciumes dela. Rs... desenrolada! Rs,
    É tão fácil falar quanto a minha mãe com vc, e tão difícil essa interação com ela, mãe é complicada assim msm ou eu q tow complicando?

    Beijos,

    Saudades!

    ResponderExcluir

A caixa para comentários está novamente aberta. Contudo, agora, "os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;"
- com luzinhas e pequenos corações saltitantes porque pesam a página.