Ilustração por

Sobre contos e pespontos

Entre um conto e outro, alguns pespontos. Preciso dos pespontos para manter o principal equilibrado e firme. Preciso todo o tempo... Aprendi a pespontar quando a minha mãe me ensinou a fazer flores. Não, não se aprende a pespontar quando se faz flores. Essas apenas me lembram a minha mãe que me ensinou a pespontar os arranjos que a vida nos dá.



quarta-feira, 2 de março de 2011

"EU QUERO O SONHO, EU QUERO O PORTO, QUERO O REINO, O REINO DE OVIDAH"

arquivo pessoal - SCG

Na minha família, sou aquela pessoa a quem todos chegam perguntando qual a melhor roupa para se ir à festa, ao primeiro dia de trabalho, a um evento importante ou não. Acredito que é porque eles gostam do meus gostos e por isso questionam-me sobre o cabelo, maquiagem, bolsa de mão, gravata, gel ou não? Mas, sei também e eles afirmam satisfeitos que o principal motivo de quererem saber a minha opinião é a minha absoluta franqueza. Não chego ao ponto de magoar, mas transparece em mim a insatisfação, a dúvida, o desagrado.

Franck clica aqui é meu amigo e pediu que eu fizesse a apresentação do livro dele. Eu lhes confesso, eu faria a apresentação, após ler o material, gostando ou não, porque ele é meu amigo. Mas, ficaria só nisso, não passaria do preâmbulo ofertado. Minha contribuição seria um trabalho, feito com esforço, mas seria bem feito e nada mais.

Mas, Franck Santos, em FOGO-FÁTUO, não só escreveu contos, poemas, cartas, ele abriu seu coração, entregou-o para que nós o desfolhássemos e eu estou aqui para dizer a vocês que um livro é bom quando além de nos passar mensagens, nos inspira, nos enleva, nos faz rir ou chorar por ser cru, nu, e, isso, nos tempos atuais, a cara limpa, o coração exposto é pedra rara de se encontrar. Franck Santos nos ofertou a transitoriedade da vida, do fogo que nele ardeu, arde e ainda arderá, mesmo que por sob cinzas. 

"(...) Fogo quente vermelho fogo azul. Eis aí teu cerne, teu centro, lágrimas, um beijo ao vento, uma caminhada na praia, um copo de suco de maracujá, porta que bate, que fecha, janelas em ti tão ensolaradas, a força de teus quereres, das tuas crenças, teu sexo." (...)




"Quem é você, Franck Santos? Você é teu fogo, teu coração, teu senhor, teu dono. Você é o óbvio e a entrelinha, é ilha e um país, é palavra, é do norte, nordeste, tudo que em ti se encerra, é mato selvagem, é a brisa leve e fina, mas firme, onde tua alma adormece."

                                                    Suzana Guimarães

Endereço para contato: franck015@yahoo.com.br


Nota: mesma publicação, na mesma data, em O Medo De Suzana.

18 comentários:

  1. Adorei a sugestão de leitura!

    Gosto muuuito de tudo por aqui!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Suzana
    vc é uma pessoal muito especial e fico feliz por vc ter me escolhido pra fazer parte de seus amigos.
    Uma semana em SolMaior pra Si
    fadinha multifacetada.
    bjinhos.

    ResponderExcluir
  3. Aqui, com lágrimas nos olhos, Suzana/Lily, lendo tudo que vc escreveu... Obg por tudo! E já disse e repito: qdo surgiu a idéia do livro, não pensei em outra pessoa que não vc para escrever à apresentação do livro, e, que felicidade ter aceito! Então este livro é um pouco seu, sim, pq acompanhaste todo o processo e todas as prosas poéticas nele impressas, sejam elas blues ou cinzas ou amarelas...
    Abçs! Abçs! E, meu obrigado, sempre!

    ResponderExcluir
  4. Linda a foto e PERFEITA A APRESENTAÇÃO DO LIVRO DO SEU AMIGO FRANCK.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Belas palavras, Su!!

    Franck merece.
    E eu to aqui doidaaaa para o carteiro entregar o meu hehehehe!!

    Um beijooooooo!
    Arrasouuuuuuu na foto!

    ResponderExcluir
  6. Oi Suzana...
    Em primeiro lugar obrigada pelas palavras carinhosas e toda a sua sensibilidade no post saudades.Acredite ou não fico sempre mais fortalecida.Com relação ao livro gostaria de saber como comprá-lo...
    Beijos e feliz por te conhecer, você é uma pessoa muito especial e sempre está até sem perceber mostrando isto.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns para o Franck.
    Todo sucesso para ele!
    Su,
    está linda essa apresentação moça.
    Responsabilidade grande falar de um amigo, porque é um ser muito caro para nós , por isso um processo delicadíssimo.Mas tu querida minha o fez com brilho de sol.
    Causou impacto a maneira bonita a honestidade sempre abrilhanta tudo eu acho e tu também eu sei.

    Beijo queridona.
    Fernanda.

    PS: e a felicidade cabe inteira no teu sorriso.
    Bela imagem moça!

    ResponderExcluir
  8. Minha linda e querida xará, eu tenho certeza que sinceridade é seu ponto forte, e vc está certíssima em agir assim. E é por isso que fiquei interessada na leitura, porque vc, autêntica, não indicaria um livro apenas por indicar...

    Beijos linda Suzana

    ResponderExcluir
  9. Lily
    vim matar saudades...

    e deixar um beijinho

    ResponderExcluir
  10. franck015@yahoo.com.br

    Acima, endereço do Franck para contato, ou se quiserem, basta ir ao Blog dele, o link está no "clica aqui" (veja ao alto, em azul).

    Publiquei apenas dois trechos da apresentação, fui maldosa... e maldosa também ao postar fotografia minha. A imagem do livro já está circulando por vários espaços e eu quis apenas pegar vocês no bote.

    O "REINO DE OVIDAH" é um maravilhoso texto dele, vocês poderão lê-lo ao adquirirem o livro.

    Postei uma fotografia minha, tirada no domingo passado, tendo uma crise de riso, em meio à neve, com os ferimentos escondidos pelo casaco e pelas luvas... gostei de foto, mostra como tudo na vida é uma questão de ponto de vista.

    E, aqui, essa imagem representa o quanto estou feliz pelo Franck e pelo resultado: o livro.

    Beijos a todos e obrigada, obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Ah, eu viajo em tudo que você escreve, quando te leio,é como se estivesse em um lugar especial,nas mãos de quem sabe o que diz e diz com certeza.
    Você é linda e exala um bem muito bom de sentir, palavras certas, docês...se eu fosse o Franck, acho que iria chorar muito e a alma ficaria leve só por receber tamanho carinho.
    Beijossssssssssss no coração pessoinha especial


    Ah, eu não sei quando,mas quero realizar o sonho de sentir o meu livro em minhas mãos também e nesse dia...vou querer um carinho seu...rsrsr

    ResponderExcluir
  12. Será que eu preciso dizer-te que vou navegar até o outro lado para me enredar pelas "ilusões" de teu amigo? Desnecessário, eu sei.
    A noite por aqui está linda, chove lá fora e o frio se aproxima de meu corpo e de minha alma. Estou um tanto enternecida com tuas palavras, aquelas que recebi por e-mail.
    Bem, vou-me, outras paisagens me esperam...
    bacio

    ResponderExcluir
  13. Parabens ao Frank pela publicação de seu livro.
    Parabens tambem por te-la escolhido para a apresentação.
    As suas palavras preveem o sucesso que ele fará, pela certeza da sua avaliação criteriosa, e pelo entusiasmo ao declara-la.
    Conheço uma amostra atraves do blog e não vejo a hora de le-lo na integra.
    Sucesso ao Frank.

    bjos

    ResponderExcluir
  14. Ah, não poderia esquecer de dizer.
    Você tinha mesmo que publicar essa foto.
    Esta linda e transparece o seu momento.

    bjo

    ResponderExcluir
  15. Lindo! Só isso que tenho a dizer.. amei a foto mais uma vez!
    E sucesso para o Franck em Fogo-Fátuo!

    BeijooO*

    ResponderExcluir
  16. Estou esperando a porta se abrir para conhecer
    http://omedodesuzana.blogspot.com/
    Posso?

    Beijossss

    ResponderExcluir

A caixa para comentários está novamente aberta. Contudo, agora, "os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;"
- com luzinhas e pequenos corações saltitantes porque pesam a página.