Ilustração por

Sobre contos e pespontos

Entre um conto e outro, alguns pespontos. Preciso dos pespontos para manter o principal equilibrado e firme. Preciso todo o tempo... Aprendi a pespontar quando a minha mãe me ensinou a fazer flores. Não, não se aprende a pespontar quando se faz flores. Essas apenas me lembram a minha mãe que me ensinou a pespontar os arranjos que a vida nos dá.



quinta-feira, 29 de julho de 2010

ESTÁ FERVIDO?

                                   Suzana C. Guimarães


Eu gosto de tudo que ferve.

Começou o gosto, na infância, eu tinha tara por sal-de-fruta, depois de quase morrer engasgada por duas vezes, parei. Eu enchia a mão, enfiava na boca e vibrava com aquele fervilhar todo.

Leite fervendo, eu mexo com uma colher para não parar ao derramar, doce de brigadeiro fervendo.

Água fervendo, principalmente quando ferveram esquecidas e só resta o susto no final.

Formigueiro fervendo porque eu cutuquei com uma varinha.

Um dia fervendo na Bahia...

Uma pessoa fervendo de raiva, me dá vontade de rir até cair.

Eu fervendo de ódio, é ótimo! Às vezes, acho graça do tamanho do exagero. Uma pessoa ferver de raiva lembra filme de Almodóvar, aquelas coisas descabidas que ele cria.

O ferver da água do mar quando a lava encosta, um ferver para trás.

O ferver de palavras que saem da minha boca.

O ferver de ódio de quem perdeu, é tão verídico!

O ferver do meu silêncio quando eu juro a mim mesma mais nada falar.

O ferver dos meus sonhos que me acordam estática na cama, atônita, endurecida pela informação.

O ferver dos meus anseios que não conseguem ultrapassar certas fronteiras.

O ferver que sinto quando penso em você e penso em lhe rasgar com as unhas, cortar fino, para ver se você sente um pouco mais do que parece sentir.

O ferver da água do carro, é triste, é problema, mas é lindo ver a água fervendo, pulando pra fora, chapiscando tudo em volta. E a gente fica parado, assistindo, sem poder fazer nada.

O ferver da língua da carola na igreja, das carpideiras que pranteiam os mortos, daquele povo batendo a cabeça no muro e lamentando, colocando a fé para ferver...

O ferver das palavras dentro de mim.

O ferver dos desejos mal compreendidos dentro de mim.

O ferver da minha longa espera...

Mas eu sinto saudades mesmo é de quando ferver para mim era apenas o sal-de-fruta espumando dentro da boca.

13 comentários:

  1. Trouxe-me tantas recordações...Alegria cheia de ebolições.
    Fiquei tão mexida ou seria fervida? (risos)


    Sempre emociono-me ao vir aqui.

    ResponderExcluir
  2. Lindo dia!
    Então post aqui o que de fato sinto.
    ...
    Pois eu também tenho
    essa efervescência em mim,
    quando corro na orla e Parargada,
    ou ando de bike
    sem rumo só por sentir o vento
    na face.
    Adoro a leveza de sua escrita.
    Bem como a efervescencia do que escreve.
    Bjins entre sonhos e delírios

    ResponderExcluir
  3. Eu também gosto de tudo que ferve.
    Morno pra mim, tá por fora.
    Mas olha Su...eu tbm queria as vezes esse ferver do sal de fruta na boca.
    Mas infelizmente as coisas ainda não estão assim (Pra mim).
    Eu ainda preciso ferver e me arder em brasas pra expulsar alguns lixos acumulados em mim.
    To quaseeeeeeeeeee chegando lá!

    Beijo de bom diaaaaaaaaaaaaaa!
    (Adoro abrir a minha janela e saudar a vida. Virou hábito).

    ResponderExcluir
  4. Li duas vezes. Por puro prazer e lembrei quando eu roubava o sal de frutas do meu avô.

    BeijooO

    ResponderExcluir
  5. Suzana, esse seu post veio com sabor e cheiro de infância...mas hj fervo de calor nessa cidade tão perto da linha do Equador. E fervo de tristeza. De cansaço. De solidão...
    PS: Li o que vc colocou como comentário que está decepcionada com as relações de amizade, que pensa em se ausentar dos blogs, passou mil coisas na minha cabeça, podes mandar seu email para o meu email? Gostaria de conversar por lá com vc... Paz nesse fim de semana!

    ResponderExcluir
  6. Ah... lendo isso senti-me efervescida, quase evaporei, que texto incrível!

    "O ferver do meu silêncio quando eu juro a mim mesma mais nada falar."

    Beijos, linda.

    ResponderExcluir
  7. Suzana.

    Olha ai as coincidências da vida.
    Sou como sua irmã, viu?!
    Su, tenho esse hábito a anos.
    Meu dia pode ter sido péssimoooo, minha noite ruim, mas quando me levanto, eu desço, abro a porta, a janela, olho o céu, e digo exatamente isso:
    Bom diaaaaaaaaaaaaaaaaa vidaaaaaaa!
    Se eu não fizer isso, meu dia não flui.
    Agradeço a Deus por mais essa chance, de acordar viva, e poder viver o que eu posso.
    E meus dias não são fáceis minha linda.
    Mas isso é outra história, que logo te conto.
    E apesar dos pesares, aconteça o que for, nada tira o meu sorriso.
    Tive altas fases de tristezas profundas Suzana, mas mudei meu modo de pensar,de ver as coisas.
    Fico triste? Muito. Tem muitas coisas que me magoam, mas aprendi a passar por cima delas, ou talvez olhar com outros olhos.
    Acho que a Fé me ajuda muito.
    O sorriso da minha filha..ahhh, o sorriso da minha filha é tudooo pra mim.
    A vida é maravilhosa, uma dádiva.
    Mesmo que por alguns instantes penosa, doída.
    Como diz o velho ditado: Tenho duas opções ao acordar:
    Fazer meu dia feliz, ou uma lástima.
    Eu ainda escolho a primeira opção.
    Bom fim de semana, que seja tranquilo, doce.
    Um beijoooooo Su!

    Cada dia que passa, eu te gosto mais.

    ResponderExcluir
  8. Le e reli umas tres vezes para absorver mais tua "fervura"...e esta frase foi a que mais gostei: O ferver do meu silêncio quando eu juro a mim mesma mais nada falar.

    Ai como é bom passar por aqui!
    è...agora sim eu acredito...há vida na Blogosfera!

    ResponderExcluir
  9. tudo que ferve pode nos fazer da frias razões quentes encontros

    ResponderExcluir
  10. Suzanaaaaaaa, adoro quando vc passa no meu blog.
    NOSSO blog, nossa casa.
    Tua LUZ é tão linda, tão linda!

    Saudade!

    Beijoooooooooooo

    ResponderExcluir
  11. Ela é uma moça de poses delicadas, sorrisos discretos e olhar misterioso. Ela tem cara de menina mimada, um quê de esquisitice, uma sensibilidade de flor, um jeito encantado de ser, um toque de intuição e um tom de doçura. Ela reflete lilás, um brilho de estrela, uma inquietude, uma solidão de artista e um ar sensato de cientista. Ela é intensa e tem mania de sentir por completo, de amar por completo e de ser por completo. Dentro dela tem um coração bobo, que é sempre capaz de amar e de acreditar outra vez. Ela tem aquele gosto doce de menina romântica e aquele gosto ácido de mulher moderna.
    Ela é mais que um sorriso tímido de canto de boca, dos que você sabe que ela soube o que você quis dizer. Ela fala com o coração e sabe que o amor, não é qualquer um que consegue ter. Ela é a sensibilidade de alguém que não entende o que veio fazer nessa vida, mas vive...

    (Caio F)

    Pra você!!
    Que é linda, lindaaaaaaaaaa de viver!

    ResponderExcluir
  12. Os contos fervem... fervem a imaginação e a alma.

    um abç

    Betha

    ResponderExcluir
  13. Oi Suzana
    Nem sei se vc vai ler, mas preciso escrever...
    É incrível, só estou lendo algumas coisas agora, bem como comentários, e o que eu sempre achei de vc, muitos acham, então é bom saber que não me enganei, não gosto de me enganar com as pessoas. Vou lendo e te absorvendo e tendo sempre a certeza de quanto fará falta, mas sei que por um motivo justo é melhor para você.Caso leia beijos e lentamente estou te lendo....

    ResponderExcluir

A caixa para comentários está novamente aberta. Contudo, agora, "os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;"
- com luzinhas e pequenos corações saltitantes porque pesam a página.