Ilustração por

Sobre contos e pespontos

Entre um conto e outro, alguns pespontos. Preciso dos pespontos para manter o principal equilibrado e firme. Preciso todo o tempo... Aprendi a pespontar quando a minha mãe me ensinou a fazer flores. Não, não se aprende a pespontar quando se faz flores. Essas apenas me lembram a minha mãe que me ensinou a pespontar os arranjos que a vida nos dá.



segunda-feira, 26 de julho de 2010

SOBRE ABRAÇO

                                     Suzana C.Guimarães


O melhor abraço é o que abarca.
É o do dia do embarque.
É o que embala mesmo estando eu tão cansada,
Mas eu posso me abarcar em você e você em mim.
Um abraço abarca o outro abraço
Sem nunca se saber a que vieram.
O melhor abraço você pede, roubado, de nada vale, é duro, dói os ossos, as juntas, o pescoço parece trincar (ainda mais para mim que sou pequena).
O melhor abraço, ou você dá ou nega. Não dá para fingir. Não dá para encostar de leve, não há espaço para pensar no cheiro - pensa-se depois.
Rápido ou longamente demorado, parado, fincado no ato será sempre abraço.
O melhor abraço é o que transfere a cor da alma , você abarca, abre os braços, acolhe.
Não lamento os abraços que não dei.
Lamento todos que deixarei de ofertar.
O último abraço eu não sei se darei,
Talvez eu vá, enquanto adormecido meu corpo, alcançá-lo, mas sobrará apenas um gosto oco na boca quando eu acordar e me vir fora daquela barca.
Da barca que eu fui embalada, abraçada...
Lamento todos que deixarei de dar
Porque há nós que não desatam e meus braços permanecerão atados em cegos laços
De nós que nos perdemos faz tempo.
Lamento os abraços que não dei, mas apenas ofereci, não dei naquele momento tenso, lágrimas caindo,
fiquei apenas olhando pensando estar consolando, dando.
Mas lá estavam meus braços caídos, flácidos, tão frouxos...
Eu sei muito pouco de abraços.
Fala-se muito, faz-se pouco.
Lamento o abraço que me recusei por medo
De me entregar, de encostar, de confessar implorar
Preferi carregar nos braços o orgulho.
Conheci o abraço da perda,
Era o último, eu nem sabia, e eu o dei a você, num momento único da minha vida, quando abri os braços e tentei alçá-lo,
Mas você mirava a porta de saída.
O melhor abraço é do tamanho do ramalhete que você pode dar.
Não dê buquês que não possa carregar, você poderá me machucar.
Não dê uma flor se você pode dar um jardim, vai sobrar espaço.
Não dê rosas murchas, espinhos que ferem
Não dê cactos!
Abarca com lírios, angélicas,
Nunca pedras!

8 comentários:

  1. Senti-me abraçada.

    Beijos, moça bonita, adorei a foto do post anterior. =)

    ResponderExcluir
  2. E abraço vc, minha amiga distante mais de perto... Bjs*

    ResponderExcluir
  3. "...O melhor abraço é o que transfere a cor da alma , você abarca, abre os braços, acolhe..."

    Lindo post

    O melhor abraço, aquele que os corações em ritmos diferentes, batem juntos...

    Beijos na Alma..

    >>Dani

    ResponderExcluir
  4. Todas as palavras do mundo, podem sustituidas por um abraço, por vezes, ele, o abraço, fala muito melhor e muito mais alto á alma...
    Bjosssssssssss

    OBS. Não sei o que esta acontecendo com o meu Blog, muita gente reclama dos comentáriso que não são postados, ou das atualizações que não aparecem...eu eu...não faço a menor idéia do que ocorre neste movimentado mundo da blogosfera...torço p/ que o problema se normalize logo!

    bjossssssss

    ResponderExcluir
  5. Passei por aqui pela primeira vez e gostei do que li.
    Dá que pensar tudo o que referiu sobre o abraço! E o melhor é mesmo abraçar!

    "O melhor abraço é o que transfere a cor da alma , você abarca, abre os braços, acolhe." E depois o sentimento que bate num só não dá mesmo para descrever!

    Voltarei.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  6. Vc conhece algum especialita em abracos?
    Gostaria...
    Blue

    ResponderExcluir
  7. Abraços baianos para você... Abraços cheios de carinhos, carinhos descritos aqui!!

    Abraço, a troca de energia, a troca de carinho, o envolver dentro de ti!!!

    Obrigada pelo abraço!!!

    Beijos

    ResponderExcluir

A caixa para comentários está novamente aberta. Contudo, agora, "os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;"
- com luzinhas e pequenos corações saltitantes porque pesam a página.